Secretaria Municipal de Saúde realiza ações do Programa Saúde na Escola

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de bons hábitos de saúde, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento realizaram diversas ações com alunos da educação básica de Alfredo Wagner que englobaram saúde e higiene bucal, atividades físicas e combate ao mosquito da dengue.

Entre os dias 04 e 07 de abril, a cirurgiã-dentista Júlia Fermino e a auxiliar de saúde bucal Edna Cristina Varela Ramos estiveram no Centro de Ensino Infantil Municipal Primeiros Passos, onde realizaram avaliação bucal de todos os alunos de 4 meses a 4 anos de idade.

Além disso, foram entregues cartilhas de Educação em Saúde Bucal e kits de saúde bucal contendo escova, creme e fio dental para serem entregues a pais e responsáveis.

Com os alunos próximos a quatro anos de idade, foi realizada escovação supervisionada, em 13 deles, foi identificado a presença de cárie e solicitado aos pais e responsáveis o comparecimento na Unidade de Saúde do Centro para mais orientações e agendamento para procedimentos em consultório odontológico.

Nas escolas de Rio Adaga e Rio Lessa, a cirurgiã-dentista Rubia Teodoro Stuepp e a auxiliar de saúde bucal Camila Marian realizaram ações semelhantes com orientação sobre higiene bucal, entrega de kits de saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Já o fisioterapeuta Abel da Cunha Junior realizou ações nas escolas do município visando a promoção de práticas corporais, atividades físicas e lazer; e a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Giovana Maria Figueredo Junkes, encabeçou ações sobre como combater o mosquito da dengue.

As ações ocorreram em referência ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, no âmbito do Programa Saúde na Escola, uma política de promoção de práticas de saúde e prevenção de doenças no ambiente escolar.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.