PREFEITURA CONCEDE MAIS DE 20% DE AUMENTO A PROFESSORES DO MUNICÍPIO
Na manhã de hoje, 05, professores vinculados à rede municipal de ensino foram recebidos no Auditório da Prefeitura de Alfredo Wagner pelo prefeito, Gilmar Sani; a secretária de Educação e Desporto, Beatriz Silvestri Onofre; o contador da prefeitura, Ilso Neri dos Santos e o secretário de Administração, Fábio Dorigon, para discutir o reajuste salarial da categoria.
Após meses de negociação e da realização de um amplo estudo de viabilidade, a atual gestão concedeu aumento de 20,24% para professores efetivos e ACT’s. O aumento já deve ser implementado no mês de maio e pago a partir de junho, repondo perdas que a categoria teve com o aumento da inflação nos últimos anos.
Para o prefeito Gilmar Sani, o aumento chega em boa hora, já que durante a pandemia a legislação não permitia reajuste salarial aos servidores. “Este é um direito que os professores têm e não deve ser negado. Nossa gestão está trabalhando para que os professores sejam cada vez mais valorizados. Temos consciência da importância dos professores na sociedade, portanto, jamais poderíamos negar este reajuste”, afirmou.
O reajuste salarial será concedido no mesmo percentual a efetivos e contratados. A única diferença entre as categorias é que aos ACT’s 12,24% do aumento serão pagos mensalmente a partir do mês de maio e os outros 8% serão recolhidos para compor o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), que o trabalhador pode sacar ao fim do contrato de trabalho.
A secretária de Educação e Desporto, Beatriz Silvestri Onofre destacou que a conquista de professores e professoras é fruto de uma luta da gestão em buscar formas de melhorar as condições de trabalho da categoria. “Enquanto professora, acredito que os professores devem ser valorizados, pois eles estão na base da sociedade, são eles que fazem a formação dos futuros cidadãos. Enquanto secretária, luto muito para a valorização desse profissional e vou lutar sempre, pois a educação é o alicerce de toda mudança”, disse.
Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Moacir de Sousa, comemorou o reajuste: “quero agradecer ao prefeito por ter feito esse reajuste, compensando o piso salarial, que é um direito do servidor. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou.
INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO
Atualmente, diversos investimentos no setor educativo acontecem no município. Além deste aumento, Prefeitura e Secretaria de Educação têm realizado uma verdadeira revolução na infraestrutura de ensino: com a reforma da Escola Reunida Balcino Matias Wagner; a reforma da Creche Primeiros Passos; a construção da Quadra Esportiva anexa à Escola de Passo da Limeira, onde também está prevista a ampliação da cozinha; a reforma da Escola da Lomba Alta; a reabertura da Escola de Picadas e, mais recentemente, a conquista do recurso de aproximadamente R$ 5 milhões para a construção de uma nova escola na Rua Edelberto Schaeffer, ao lado da Creche e do CRAS.