ALUNOS DE ALFREDO WAGNER VISITAM MOSTRA ITINERANTE CONHECENDO A AMAZÔNIA
De hoje até sexta-feira, estudantes de Alfredo Wagner participam de atividades do Projeto Conhecendo a Amazônia, que visa refletir sobre a ação do homem e seu impacto sobre a diversidade amazônica, além de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de preservação da fauna brasileira.
De acordo com a secretária de Educação e Desporto, a exposição visa estimular os alunos “para que as crianças tenham contato com a diversidade que é o Brasil e assim fomentar a dedicação e curiosidade para as diversidades de fauna e flora, para que eles se interessem e busquem conhecimento”, afirmou.
A exposição itinerante acontece em uma carreta, que está estacionada na frente da Secretaria de Educação, e o acervo é composto por dezenas de animais taxidermizados que foram mortos pelo homem. A palestra, comandada pelo biólogo e mestre em qualidade ambiental Caliel Augusto do Nascimento, busca por meio da linguagem lúdica despertar o interesse dos estudantes para a preservação ambiental.
“Queremos sensibilizar eles para a necessidade de conservação dos ambientes onde esses animais estão vivendo, porque cada vez mais estamos vendo uma degradação das florestas e uma diminuição da nossa biodiversidade, então é importante principalmente que essa nova geração tenha acesso a nossa biodiversidade, conheça e entenda a importância de estarmos conservando e protegendo”, afirmou Caliel.
Para a professora Leila Paiter, uma das organizadoras do Projeto Meio Ambiente, que existe no município desde 2018, é preciso trabalhar ações que repensem o local e o global, olhando para a natureza como um fator de qualidade de vida. “É importante que os alunos conheçam a realidade da região Amazônica, pois faz parte do nosso país e é importante que eles conheçam princípios de conservação. Além de combater o desmatamento e as queimadas é importante preservarmos os animais, principalmente os silvestres”, disse.
A carreta do Projeto Conhecendo a Amazônia ficará hoje, 11 e amanhã 12, no Centro da cidade e na sexta-feira, na localidade Passo da Limeira, atendendo alunos da rede municipal, anos iniciais da rede estadual e alunos da Apae.