SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE FALTA DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população alfredense que sobre o desabastecimento de alguns itens nas farmácias básicas do município, registrado nas últimas semanas.

A secretária de Saúde e Saneamento, Marina Kaiser de Souza esclarece que todos os medicamentos estão devidamente licitados e comprados, porém as empresas responsáveis pelo fornecimento alegam falta de insumos para a produção dos medicamentos, um problema que tem afetado redes pública e privada de saúde em todo o Brasil.

Os laboratórios alegam que a motivação para a falta de matéria-prima e insumos para a produção de medicamente é resultado de barreiras sanitárias, principalmente na China e Índia, em função da pandemia Covid-19 e também em decorrência de bloqueios que ocorrem por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Como forma de diminuir os transtornos à população, a Secretaria de Saúde informa que aderiu ao Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), para que o, através do Governo do Estado, consiga alguns dos itens em falta. Além disso, a secretaria continua realizando tratativas e negociações junto às empresas fornecedoras a fim de conseguir o mais breve possível a normalização dos estoques e fornecimento à população.

Os seguintes medicamentos estão em falta:

Carvedilol 25mg

Carvedilol 12,5mg