CATUÍRA: 170 ANOS DE HISTÓRIA E RESISTÊNCIA

Neste ano, a comunidade de Catuíra, antiga colônia militar Santa Tereza, completa 170 anos de história. A comunidade foi o começo da região do alto vale e é muito importante para o município de Alfredo Wagner, pois representa a luta e a perseverança dos seus moradores.

Catuíra foi fundada em 1853, quando o governo imperial enviou uma expedição militar para ocupar e colonizar a região, que era habitada por indígenas. A expedição construiu um forte e uma capela em homenagem à santa padroeira dos militares, dando origem à colônia Santa Tereza.

A colônia atraiu imigrantes de diversas origens, principalmente alemães, italianos e poloneses, que se dedicaram à agricultura e à pecuária. A comunidade também recebeu negros libertos e mestiços, que contribuíram para a formação da identidade cultural de Catuíra.

Ao longo dos anos, a comunidade enfrentou diversos desafios, como guerras, epidemias, secas e enchentes. Mas sempre soube se adaptar e se reinventar, preservando suas tradições e valores. Hoje, Catuíra é um exemplo de valorização da cultura local.

Neste ano de celebração, queremos parabenizar a comunidade de Catuíra pelos seus 170 anos de história e resistência. Vocês são um orgulho para o município de Alfredo Wagner e para toda a região. Que Catuíra continue sendo um lugar de paz e harmonia para as próximas gerações.