Pelo desenvolvimento sustentável do município: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA O PROJETO ESCOLA NO CAMPO

Na última semana, comemorou-se em todo o país a Semana do Meio Ambiente. Este foi o período escolhido pela Secretaria Municipal de Educação para lançar oficialmente o Projeto “Escola no Campo”. Realizado na escola de Passo da Limeira, o lançamento aconteceu com uma roda de chimarrão.

Participaram do encontro: a secretária de educação, Valneide T. da Cunha Campos, o secretário de agricultura, Paulo Cesar Rossi, engenheiros agrícolas da Epagri, a coordenadora pedagógica, Elizete S. Coelho, o grêmio estudantil da Escola Básica Passo da Limeira, a APP da escola, pais e professores.

Numa conversa informal, esclareceu-se o objetivo do projeto e ações foram definidas e planejadas. O engenheiro agrônomo, Daniel Cansian, palestrou sobre o uso abusivo de agrotóxicos nas lavouras. No final, foram distribuídas mudas de árvores às crianças do ensino fundamental II.

A “Escola no Campo” é uma iniciativa que visa incentivar e formar uma nova geração consciente da necessidade de preservar o meio ambiente, valorizar a cultura local e de aprender com coisas significativas. “Conhecer primeiro o quintal de casa”–  para a partir dai  ampliar seus conhecimentos.

Destacando que Alfredo Wagner é um município onde 65% da população reside na zona rural “o projeto assume um papel muito relevante principalmente no que diz respeito a elevar a autoestima a partir do momento em que os participantes tomam conhecimento da importância do meio rural para a sociedade. Serão ensinamentos básico, mas que podem fazer toda a diferença no dia a dia no campo”, afirma a secretária Valneide.

O projeto é voltado à todas escolas rurais do Município. Durante o ano 2014, os profissionais receberam cursos de capacitação com os profissionais da educação para desenvolverem o projeto em salas de aula. Ao todo, mais de 500 alunos de cinco escolas municipais da área rural estarão inclusos nele.

As propostas de trabalho incluem: palestras, visitas em comunidades rurais, trabalho e discussão, pesquisas dos temas em sala de aula, entre outros. Entre os diversos assuntos abordados estão: o trabalho infantil, a natureza e o homem, a cultura alimentar, a história da agricultura, os produtores e o agronegócio, entre outros.